terça-feira, novembro 20, 2007

Whatí?!?



Sempre me senti desconfortável nesta situação de não ter um rótulo que honesta e inequivocamente classifique o meu estado civil nesta sociedade. Não sou casada nem nunca fui logo, por exclusão de partes, não sou divorciada e também não sou viúva e até mesmo a união de facto nunca se deu bem comigo. Além disso, o estatuto de solteira que envergo no BI foge um bocado à ideia geral de solteira (aquela que eventualmente adquirirá um dos demais estatutos enunciados ou, pelo menos, assim gostaria). Viver assim, num padrão de vivência inclassificável e esquivo à regra vigente na sociedade, sempre foi coisa que me atormentou e tirou horas de sono. Soube agora (pelo vistos tarde porque a designação já existe há muito tempo) que existe um novo estatuto: os Dinky - Double Income, No Kids Yet, cognome que encaixa confortavelmente aqueles que vivem juntos, optaram por não casar e não têm filhos, que têm estilos de vida ditos caros, viajando, jantando mais vezes fora, em bons restaurantes, do que em casa, consumindo espectáculos, cinema, livros e cds acima da média e etc mais toda a palhaçada que já conhecemos. Porque, segundo um artigo da revista Sábado de há umas semanas, este novo estilo de vida, que é praticamente o meu (tirando a parte da vivência conjunta e dos restaurantes caros), poderá representar 25% da sociedade portuguesa em 2010, senti-me genuinamente mais enquadrada. Eu própria podia passar a auto intitular-me como uma OINKY - One Income, No Kids Yet. Mas, tendo em conta que a parte dos Kids não se me afigura como provável, vejo-me perpetuada na figura de uma OINK - One Income, No Kids. OINK?! OINK, OINK como os porcos? Mal por mal prefiro voltar a ser uma sem rótulo...

2 comentários:

AnaD disse...

Obrigada ... obrigada ... obrigada ... sou uma OINK :):):) E sou uma OINK com orgulho!!!!

Para os estilos de vida caros só me falta o ordenado milionário!

(curiosamente ... ou então não ... a nossa amiga comum costuma chamar-me petite couchon de lait)

João Benedetto disse...

Olá, OINK foi uma ótima definição, um tanto pejorativa para o seu perfil, concordo que prefiras continuar sem rótilos....
Pra sua informação aqui no Brasil os DINK já somam 4% da população consumista.
O dinheiro que economizam com fraldas, mamadeiras, papinhas, brinquedos.....é bem gasto em restaurantes caros, hoteis de luxo, carrões, roupas de grife, joias....( deve ser uma delícia ser DINK.)
Ou passo longe dessa classificação, com uma familia de 3 filhos em idade escolar e esposa desempregada ( apresar de ser graduada e poliglota ) trabalho exaustivamente para que o mundo mude seus habitos de consumo e passe a comprar apenas o necessário, passe também a ajudar os mais necessitados, por solidariedade e por amor ao nosso planeta que está sendo destruido muito rápido graças ao nosso consumismo.
Recomento um vídeo muito interessante que em português foi chamado - A HISTORIA DAS COISAS -

http://video.google.com/videoplay?docid=-3412294239230716755

Espero que apreciem.

Abraços brasileiros aos irmãos portugueses.

João Benedetto

jpbenedetto@uol.com.br