quinta-feira, maio 04, 2006

Pois...

"Uma sociedade democrática, continua Tocqueville, é uma sociedade individualista onde cada um, com a sua familia, tende a isolar-se dos outros. Curiosamente, esta sociedade individualista apresenta certos traços comuns com o isolamento característico das sociedades despóticas, porque o despotismo tende a isolar os indivíduos uns dos outros."

Raymond Aron
in As Etápas do Pensamento Sociológico

2 comentários:

MBA disse...

Nem sempre. O individualismo é só uma parte do problema, porque a outra parte é que, quanto mais inseridos na sociedade estamos, mais nos tendemos a diluir no todo (Tocqueville diria que tinha razão quando argumentou que os democratas preferem a igualdade à liberdade).

Quanto às sociedades despóticas individualizarem os indivíduos uns dos outros... náááá, o Aron estava a ver ao contrário: um indivíduo raramente (para não dizer nunca) consegue afrontar um poder totalitário instituído. Só através da junção com outros (daí a importãncia da associação no francês mais americano de sempre).

A Bolota disse...

Cheira-me que a série Status Ansiedade do Alain de Botton transmitida há uns meses pela 2 teve mais um adepto…
MB estará cheio de razão qd diz q o individuo raramente consegue afrontar um poder totalitário instituído. Mas a verdade tb é q a necessidade de associação só surge in extremis, qd o povo se prepara para a revolução (seja de q tipo for), qd os interesses generalizados de uma população se encontram postos em causa. Até lá, e enquanto interesses pessoais não estiverem a ser questionados, o individuo será sempre individuo, ensimesmado nos seus próprios interesses e dos q lhe são próximos.